A&P Arquitetura | Ficha técnica – Requalificação de ruinas e adaptação para implantação da Faculdade de Cinema e Áudio Visual da UFRB

Ficha técnica – Requalificação de ruinas e adaptação para implantação da Faculdade de Cinema e Áudio Visual da UFRB

local  Rua 13 de maio, nº 03, 05 e 07 , Cachoeira/BA

projeto 2008-2009

autoria  Alexandre Prisco

colaboradores Vinícius Bustani e André Souza

área  de intervenção 2294.4m²

 

O projeto deste importante complexo cultural e educativo para a cidade de Cachoeira tratou as quatro edificações não como um conjunto único, do ponto de vista formal e tipológico. Em primeiro lugar, porque não o são. Se tratam de quatro edificações historicamente independentes do ponto de vista funcional, ainda que formalmente, componham um conjunto harmônico perante à cidade. Em segundo lugar, porque as necessidades ora estabelecidas não impõem esta união. O prédio do Cine-Teatro, segundo estas demandas, não só poderia como deveria ser uma estrutura que possuísse uma certa autonomia perante a Faculdade, ainda que seja integrada à esta. Estas condições, portanto, forçaram o projeto a assumir uma postura de integrar dois objetos de intervenção distintos funcionalmente e arquitetonicamente: o prédio do Cine-Teatro em si e o conjunto dos três sobrados arruinados.

Ao elaborar o projeto de requalificação do prédio do antigo Cine-Teatro Glória e das ruínas de nºs 03, 05 e 07 à Rua 13 de Maio, para o novo Cine-Teatro da cidade e do Centro Audiovisual Glória, procurou-se, em todo momento, considerar a dualidade entre o restauro de um bem de valores histórico e arquitetônico, assim como a necessária adaptação a um novo uso. Para tanto, se considerou apropriado que se fossem abordados quatro questões: a componente histórica dos edifícios; as atribuições e atividades estabelecidas para ocupar os imóveis, através do programa de uso e necessidades; a abordagem estrutural estabelecida pela situação da estrutura encontrada e seu estado de conservação e pelas possibilidades tecnológicas disponíveis; e a componente arquitetônica, através da tipologia das construções e dos lotes.

 

 

.